ETVIS é um software desenvolvido por:
SDILAB – Investigação e Desenvolvimento de Software, Lda.
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Data última revisão: 16/02/2022
♻ Preocupada com as questões ambientais, a SDILAB disponibiliza toda a documentação dos seus softwares exclusivamente em formato digital.
Bem-vindo ao ETVIS!
O software de pesagem adaptado ao seu negócio. O ETVIS dispõe de seis modos distintos de trabalho com diversas funcionalidades configuráveis, permitindo assim poupar tempo e recursos. No ETVIS, é possível fazer emissão de tickets de pesagem, histórico de todas as pesagens já efetuadas, exportar/importar dados e ainda efetuar cópias de segurança.
Documentos Fiscal
Os documentos fiscais são comprovativos, registos de operações que obedecem à legislação fiscal diversa. Um documento é constituído por vários elementos conforme a legislação fiscal em vigor.
TELA TÁTIL (TOUCH SCREEN)
: Ecrã tátil para a interação com o software através do toque.
Existem 3 formas de interagir com a tela:
TECLADO ALFANUMÉRICO
: Exibido sempre que é necessário inserir informação (letras, números e símbolos).
O teclado tem opções adicionais que permitem:
Descrição | Botão |
---|---|
Deslocar cursor para a esquerda | |
Deslocar o cursor para a direita | |
Copiar | |
Cortar | |
Colar | |
Cancelar | |
Confirmar |
BOTÕES
: A interface do ETVIS possui botões comuns em várias janelas e que executam operações diversas.
Descrição | Botão |
---|---|
Terminar sessão | |
Confirmar | |
Cancelar | |
Imprimir | |
Adicionar | |
Eliminar | |
Procurar | |
Editar | |
Gravar | |
Outras opções (Copiar, Colar, Listagem) | |
Recuar/Avançar | |
Mover para cima/baixo |
TECLAS DE ATALHO
: Existem as seguintes teclas de atalho, códigos de sistema e combinação de teclas:
Teclas de Atalho | Descrição |
---|---|
F1 | Informações da aplicação e sistema |
Códigos de sistema | Descrição |
---|---|
990090009000 | Calibrar o touch screen (Linux) |
990090009002 | Transferência de ficheiros |
COMBINAÇÃO DE TECLAS
: As seguintes combinações de teclas permitem um acesso rápido a algumas funcionalidades.
Combinação de teclas | Descrição |
---|---|
CTRL + T | Configuração do Touch Screen |
CTRL + R | Ativação do rato em Linux |
A interface do ETVIS permite uma adaptação fácil e rápida dos utilizadores, permitindo um maior aproveitamento dos recursos e tempo.
Para que seja possível utilizar todo o software com o máximo de aproveitamento, é prudente conhecer todas as funcionalidades e configurações antes da sua utilização. Tendo em conta essa necessidade, disponibilizamos os tópicos seguintes.
O interface principal do ETVIS está dividido em cinco áreas, sendo as cinco comuns a todos os modos de operação.
1 - CONFIGURAÇÃO DO EQUIPAMENTO
Na parte superior do ecrã estão disponíveis informações importantes sobre o ETVIS. Podem ser divididas em:
Versão do ETVIS
Informações metrológicas do equipamento de pesagem
Botão para encerrar o programa
2 - INDICADOR DO PESO
Indicadores de estado:
Descrição | Botão |
---|---|
Indica que existe um valor de Tara. A tara será removida automaticamente quando o valor do peso passar por 0 | |
Tara Fixa - a tara apenas é removida manualmente | |
Indica que existe uma Tara e o valor visível no display é um peso Líquido | |
Peso estável | |
Peso 0 |
3 - MODOS DE OPERAÇÃO
O ETVIS tem seis modos de operação que serão descritos mais à frente neste manual.
4 - BOTÕES DE COMANDO/CONFIGURAÇÕES
Descrição | Botões de Comando |
---|---|
Introduz um valor de tara. Os ícones de tara (🞂T🞀) e peso líquido (Net) são acionados. | |
Fixa um valor de Tara existente. Caso não exista, converte o peso atual numa Tara e fixa-o. Os ícones de tara fixa (FIX) e peso líquido (Net) são acionados. | |
Se por alguma razão ao retirar o peso da plataforma se visualizar um peso residual, o botão >0< repõe o valor de zero da balança. Para que isto seja possível, o valor do peso terá de estar dentro da margem ± 2 % da capacidade máxima. | |
Impressão de talão com os dados da pesagem | |
Entrar ou sair do Modo de Configuração | |
Acesso às configurações gerais | |
Acesso às configurações da balança |
5 - BALANÇAS DISPONÍVEIS
Caso tenha sido definida mais do que uma balança, será visível uma nova secção do lado direito do display com a listagem das balanças.
Para ativar uma balança e realizar pesagens com a mesma, basta selecionar a balança pretendida na lista.
O equipamento passa para o display principal, enquanto o equipamento anteriormente selecionado passa para a lista.
Configuração dos parâmetros gerais do ETVIS.
O ETVIS disponibiliza diversos módulos extra através de um sistema de licenciamento.
Para introduzir uma licença, deve:
Configuração de utilizadores
Há dois tipos de Utilizadores:
Administrador: Acesso a todas as funcionalidades;
Utilizador normal: Acesso limitado.
Configuração de Administrador:
Configuração de um Utilizador :
Quando removida a designação do utilizador, o mesmo é apagado.
O botão permite gerir as permissões do utilizador.
Funcionalidade | Descrição |
---|---|
Tabelas | Ativa/Desativa o acesso a todas as tabelas |
Mapas | Ativa/Desativa o acesso a todos os mapas |
Cópias de segurança - Exportar | Ativa/Desativa a exportação |
Cópias de segurança - Importar | Ativa/Desativa a importação |
Para bloquear o acesso ao terminal de utilizadores deve:
Pressionar o ícone de utilizador por cima da designação;
Para desbloquear o acesso ao terminal de utilizadores deve:
Configuração de dados da empresa
Designação | Descrição |
---|---|
Nome | Nome da empresa |
Complementos | Informações adicionais |
Imprimir complementos | Ativa/Desativa a impressão dos complementos |
Texto de rodapé | Informações no rodapé |
Para adicionar uma imagem, é necessário guardar a mesma numa pen USB e, de seguida, introduzir a mesma no visor.
Introduzir a pen USB;
Selecionar a caixa de diálogo “Logótipo” ;
Selecionar a opção Importar;
Para selecionar a imagem desejada, pressionar o botão Confirmar;
Caso seja necessário remover, pressionar o botão Cancelar;
Quando o botão “Importar” é pressionado, caso não seja detetado nenhum dispositivo de armazenamento , será apresentada a seguinte mensagem:
Configurações de parâmetros de visualização e outras funcionalidades.
Designação | Descrição |
---|---|
Idioma | Definir o idioma do Software |
Palete de cores | Definir padrão de cores utilizadas no display |
Tempo inativo para a proteção do ecrã | Definir tempo para ativar a proteção de ecrã |
Código de desbloqueio | Definir um código de desbloqueio |
Envio de notificações
Campo | Descrição |
---|---|
Nome | Nome do remetente |
Endereço | Endereço do remetente |
Servidor SMTP | Endereço IP do servidor |
Porta | Porta do servidor SMTP |
Encriptação | START/TLS; SSL/TLS |
Utilizador | Nome de utilizador |
Palavra-passe | Palavra passe do utilizador |
Campo | Descrição |
---|---|
Assunto | Tema abordado no email |
Cabeçalho | Informações no cabeçalho |
Mensagem | Corpo da mensagem |
HTML | Ativa/Desativa |
Rodapé | Informações no rodapé |
Designação | Descrição |
---|---|
Hora de auto Power Off | Hora de encerramento automático |
Ativar o uso do rato | Utilização de rato |
Layout do teclado | Idioma principal do teclado |
Layout do teclado alternativo | Idioma alternativo do teclado |
Ativar modo de funcionamento multi-página | Ativa/Desativa a visualização de “Balanças Disponíveis” no display principal |
Configuração resolução DPI | Resolução do ETVIS |
Unidade por defeito | Unidade por defeito dos artigos |
Ajustar luminosidade | Luminosidade do ecrã |
Configuração de balanças, periféricos, entre outros.
Define, ativa e parametriza as portas disponíveis no equipamento.
O botão “Detetar” tem como funcionalidade detetar automaticamente as portas disponíveis no equipamento.
Designação | Descrição |
---|---|
Porta | LPT, COM, USB, PRN, IPP (Internet Printing Protocol) e PDF |
Parâmetros | Parâmetros do tipo de porta definida |
Para aceder à configuração da porta, toque em cima da caixa de texto do campo Parâmetros.
Configuração de porta série:
Descrição | Designação |
---|---|
Velocidade: | 1200, 2400, 4800, 9600,19200, 38400, 57600 e 115200 |
Data Bits: | 7 ou 8 |
Stop Bits: | 0, 1 ou 2 |
Paridade: | N (None - nenhuma), (Even - par) e O (Odd - ímpar) |
Usar RTS/CTS: | Ativa/Desativa RTS/CTS |
Usar DTR/DSR: | Ativa/Desativa DRT/DSR |
Ativo: | Ativa/Desativa a porta no sistema |
Configuração até oito equipamentos de pesagem.
O separador Balanças possui os seguintes campos:
Porta | Porta física do equipamento |
Driver | BM-Analog Protocol, BM-Digital Protocol, TCP-SDI Protocol e TCP-BM Protocol |
Designação | Atribuir nome à balança |
Ativo | Ativa/Desativa o dispositivo no sistema |
Ligar a balança ao equipamento;
Selecionar a opção Periféricos no menu Configurações;
Selecionar o separador Portas;
Pressionar no botão Detetar para detetar as portas disponíveis;
Identificar a porta donde a balança está ligada;
Procurar o seu dispositivo na lista, memorizar a Porta que lhe foi atribuída e verificar se o campo Ativo está selecionado;
Dar um clique na caixa de texto do campo Parâmetros para aceder à Configuração - Porta série e configurar o campo Velocidade;
Dar um clique na caixa de texto do campo Velocidade: Selecionar o valor correspondente às configurações do seu dispositivo e pressionar o botão Confirmar;
Selecionar o separador Balanças para configurar o seu Dispositivo no sistema;
Dar um clique na caixa de texto do campo Driver e selecionar da lista de drivers o mais adequado ao seu equipamento;
Dar um clique na caixa de texto do campo Porta e selecionar a porta que está associada ao seu equipamento no separador Portas;
Dar um clique na caixa de texto do campo Designação para dar uma designação ao seu dispositivo - por exemplo, balança analógica;
Verificar se o campo Ativo está selecionado. Caso contrário tocar em cima da caixa do mesmo para definir o seu dispositivo como ativo no sistema;
Tocar em Confirmar para guardar as alterações.
Configuração até 4 impressoras.
O separador Impressoras possui os seguintes campos:
Porta | Porta física |
Driver | Dependendo do modelo da impressão, selecionar da lista de drivers o mais adequado |
Fmt | Definir o formato de impressão |
Def | Definir qual o periférico principal |
Ativo | Ativa/desativa o dispositivo no sistema |
Periférico | Periférico para impressão de talões, de listagens e de mapas |
Pré-Visualizar | Ativa/Desativa a pré-visualização |
Nº de vias | Definir o nº de vias a imprimir |
Ligar o periférico ao aparelho;
Selecionar a opção Periféricos;
Selecionar o separador Portas;
Carregar no botão Detetar para detetar o seu equipamento;
Procurar o seu dispositivo na lista e memorizar a Porta que lhe foi atribuída;
Verificar se o campo Ativo está selecionado. Caso contrário selecionar;
Selecionar o separador Impressoras para configurar o seu dispositivo no sistema;
Dar um clique na caixa de texto do campo Porta e selecionar a porta que está associada ao seu equipamento.
Dar um clique na caixa de texto do campo Driver e selecionar o mais adequado ao seu equipamento e depois pressionar o botão Confirmar;
Dar um clique na caixa de texto do campo Fmt e selecionar o formato que deseja;
Verificar se o campo Ativo está selecionado. Caso contrário, ativar.
Se pretender definir este dispositivo como sendo o principal, marcar a caixa do campo Def;
Definir um periférico para a impressão de talões, listagens e mapas.
Para cada item acima, tocar em cima da caixa de texto do campo Perif e selecionar o periférico desejado;
Se pretender pré-visualizar cada impressão , marcar a caixa de texto do campo Pré-visualizar;
Dar um clique em Confirmar para guardar as alterações.
Configuração de outros periféricos no sistema. Para cada periférico é possível definir a porta de comunicação, o driver, e o estado (ativo ou inativo).
O separador Dispositivo possui os seguintes campos:
Porta | Selecionar porta física em que o equipamento está conectado |
Driver | Drivers de cada dispositivo |
Ativo | Ativar/desativar o dispositivo no sistema |
Ligar o dispositivo ao equipamento;
Selecionar a opção Periféricos no menu Configurações;
Selecionar o separador Portas;
Pressionar no botão Detetar para detetar as portas disponíveis;
Procurar o seu dispositivo na lista, memorizar a Porta que lhe foi atribuída e verificar se o campo Ativo está selecionado;
Dar um clique na caixa de texto do campo Parâmetros;
Selecionar a opção associada ao seu dispositivo de forma a aceder à Configuração - Porta série;
Alterar os campos com os valores correspondentes às configurações do seu dispositivo;
Pressionar o botão Confirmar;
Selecionar o separador Dispositivos
Dar um clique na caixa de texto do campo Driver do dispositivo que pretende configurar e selecionar o driver mais adequado
Dar um clique na caixa de texto do campo Porta e selecionar a porta que está associada ao seu equipamento;
Verificar se o campo Ativo está selecionado. Caso contrário, ativar.
Dar um clique no botão Confirmar para guardar as alterações.
O equipamento permite o envio e receção de dados através de portas de comunicações.
Antes de realizar uma configuração é necessário ter em atenção alguns aspetos.
A porta de comunicação deverá estar configurada para uma velocidade mínima de 19200 bps.
Alterar a velocidade da porta de comunicação:
Selecionar o separador Portas;
Dar um clique na caixa de diálogo Velocidade;
A pedido | O peso é enviado, quando solicitado |
Envio contínuo | Envio do contínuo do peso |
Envio quando estável | O envio do peso é feito quando o critério de estabilidade é atingido |
O separador Redirecionamento possui os seguintes campos:
Designação: Nome do dispositivo;
Ativo: Ativar/desativa o dispositivo no sistema;
Configurar modo de envio
Trama de peso P nos protocolos Emulador Serial-BM e Emulador TCP-BM:
Mensagem de peso
P | D6 | D5 | D4 | D3 | D2 | D1 | ST | <CR> | <LF> |
Formato da flag de estado (ST):
0 | 0 | Tara fixa | Peso mínimo | Peso negativo | Zero | Tara | Estável | |
7 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 | 0 | Bit |
Trama de tara (T)
Mensagem de peso:
T | D6 | D5 | D4 | D3 | D2 | D1 |
Trama de tipo R
Mensagem de peso:
R | D6 | D5 | D4 | D3 | D2 | D1 | A6 | A5 | A4 | A3 | A2 | A1 | ST | <CR> |
R: Caractere R (ASCII 82)
D6 – D1: Caractere de peso. Zeros à esquerda são substituídos por espaço (ASCII 32)
A6 – A1: Caractere de peso correspondente:
ST: Byte de estado (Flag)
Formato de flag de tipo ST:
Zero | Estável | Líquido | Tara | Tara Fixa | Total | Conta Peças | 0 | |
7 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 | 0 | Bit |
Conectar o equipamento a uma rede.
Conexão | Visualização das redes disponíveis |
Placa de rede | Wlan0 e Eth0 |
Tipo de configuração | Automático ou Manual |
Máscara de rede | IP da máscara de rede |
Router | Endereço IP do router |
Servidor de nomes | IP do servidor |
Endereço IP | Endereço IP do equipamento |
Outros IP’s | Permite o acesso à tabela de Endereços e Postos |
Configuração de IP’s
Pressionar o ícone ‘Adicionar’ , e o seguinte menu será apresentado.
Área | Explicação |
---|---|
Posto nº | Número identificador |
Designação | Nome do posto de trabalho |
Endereço IP | Endereço IP do equipamento |
Designação | Descrição |
---|---|
WiFi SSDI | Seleciona o SSID (identificação) da rede Wi-Fi (sem fios) |
Segurança | WPA-PSK e WPA-EAP |
Chave WPA/WPA2: | Chave de segurança de acesso |
Designação | Descrição |
---|---|
Nº de Identificação do posto: | Número identificador |
Designação do posto: | Nome atribuído ao posto |
Modo de funcionamento em rede: | Configurar modo de funcionamento |
Nº de posto do servidor: | Número do posto que identifica o servidor |
Endereço do servidor: | Endereço IP do servidor |
Configuração até 9 níveis diferentes para utilizar no modo
Descrição | Nome atribuído ao nível |
Configuração do nível |
Na janela de configuração do nível, existem as seguintes áreas:
Definir os intervalos de peso;
Definir as ações a desempenhar nas saídas quando cada intervalo de peso for atingido;
Alterar a designação das saídas (Opcional);
Definir os intervalos de peso;
Introduzir o peso pretendido;
Confirmar;
Selecionar uma das opções:
Vazio: Não realiza nenhuma ação;
OFF: Coloca a saída a 0;
ON: Coloca a saída a 1;
ON Período: Coloca a saída a 1 durante um intervalo de tempo em segundos.
ON Período: Coloca a saída a 1 durante um intervalo de tempo em segundos.
Tocando em Definir todos , é possível definir todas as saídas com a mesma opção.
Configurar o dispositivo de Entradas/Saídas.
Configuração de entradas (Limitado a oito entradas)
O separador Entradas possui os seguintes campos:
Entradas: | Designação da entrada |
ON: | Ação a tomar quando está ON |
OFF: | Ação a tomar quando está OFF |
Neste separador é possível testar até 8 saídas.
O separador Saídas possui os seguintes campos:
Saídas | Designação da saída |
Ativa/Desativa | Ativar/desativar saída |
Coloca a saída a 1 |
O botão Teste Cíclico ativa todas as saídas.
Testar o dispositivo de entradas e saídas.
Aceder à opção Data e Hora.
Tocar no campo desejado e alterar as definições:
Selecionar o ano:
Selecionar o mês
Os seletores de ano e mês possuem, respetivamente, 3 funções, que variam consoante o local do toque:
Para definir os feriados, deve:
Tocar de forma prolongada no dia a definir como feriado;
Introduzir através do teclado virtual o nome/descrição do feriado;
No canto superior direito é apresentada uma indicação visual no dia definido como feriado:
Para remover feriados, deve:
Tocar de forma prolongada no dia a definir como feriado;
Apagar através do teclado virtual o nome/descrição do feriado introduzido;
Desaparece assim a indicação visual do canto superior direito do dia anteriormente definido como feriado:
Para visualizar todos os feriados definidos, deve:
Pressionar o botão Feriados;
Visualizar os feriados definidos na caixa de diálogo Listagem de feriados
Acesso a menus através de código.
Importação/exportação de dados
Caso não seja detetado um disco externo USB, surge a mensagem:
Exporta a base de dados consoante as configurações definidas.
O separador Exportação possui os seguintes campos:
Matrículas | Ativa/desativa a exportação das matrículas |
Entidades | Ativa/desativa a exportação das entidades |
Motorista | Ativa/desativa a exportação das motoristas |
Artigos | Ativa/desativa a exportação de artigos |
Cartões RFID | Ativa/desativa a exportação de cartões RFID |
Preços | Ativa/desativa a exportação de preços e períodos |
Taras | Ativa/desativa a exportação de taras pré-programadas |
Importa dados para a base de dados consoante as configurações definidas.
Pulsando na tecla configurar é possível personalizar a informação a importar:
Para cada opção acima existe a opção Substituir. Com esta opção selecionada, os dados existentes são substituídos pelos dados importados.
O separador Geral possui os seguintes campos:
Incluir cabeçalhos | Inclui uma linha com os nomes dos campos |
Gerar log | Ativa/desativa a exportação do log |
Formato dos ficheiros | Formato do ficheiro |
Quando pressionada uma das tabelas, é possível configurar os campos da tabela selecionada.
O menu de configuração de listagens possui os seguintes campos:
Designação | Nome do campo |
Sel | Ativa/desativa o campo (os campos não ativos são ocultados) |
Ord | Ordem do campo |
Tam | Tamanho máximo do campo |
Dec | Casas decimais (aplicável nos campos numéricos) |
Imp | Formato de impressão |
Apresentar o total dos valores | Totaliza valores numéricos |
Ignorar campos vazios | Não imprime campos nulos ou vazios |
Efetua cópia de segurança dos dados.
O separador Configuração dispõe dos seguintes campos:
Destino: | Driver de destino |
No encerramento: | A cópia de segurança é efetuada no encerramento do equipamento |
Em determinada hora | A cópia de segurança é efetuada a uma hora previamente selecionada |
O separador Exportação dispõe dos seguintes campos:
Destino | Driver de destino |
Ficheiro | Nome atribuído ao ficheiro |
Incluir configurações | Ativa/desativa a importação das configurações. |
Permite a importação de uma cópia de segurança.
O separador Importação dispõe dos seguintes campos:
Origem | Driver de origem |
Ficheiro | Nome do ficheiro |
Incluir configurações | Ativa/desativa a importação das configurações |
Código de acesso | Código de acesso para importações |
Permite configurar os parâmetros da balança.
Em modo Configuração de Balança visualiza-se a seguinte janela:
No canto superior direito existem 2 botões:
Sair das configurações da balança | |
Entrar nos menus de configuração |
Para ter acesso aos tópicos a seguir mencionados, é exigido a colocação de um código de utilizador e um código de acesso.
Atenção: Este menu deve ser alterado apenas por técnicos certificados.
A alteração indevida dos dados aqui contidos pode provocar um mau funcionamento do equipamento.
Se não criou ou modificou utilizadores, basta pressionar na tecla para confirmar.
O acesso às configurações de balança dispõe de mais dois menus:
O ‘acesso especial’ permite ao técnico o acesso às configurações de balança apenas uma vez.
Definição de dados metrológicos do equipamento.
Precisa de preencher apenas os dados capacidade e divisão. Os restantes dados são calculados pelo sistema.
Nº de série | Nº de série do equipamento |
Capacidade | Carga Máxima |
Incrementos | Incrementação do Peso |
Nº de divisões | Valor definido com base na capacidade e incremento. |
Nº de casas decimais | Casas decimais apresentadas no valor final |
Criação de notas de assistência realizadas.
O separador Geral possui os seguintes campos:
Data da última assistência | Data da última assistência |
Email da assistência | Email da empresa/responsável pela assistência |
Tabela de Notas | Notas de assistência |
Pressionar o botão “Tabela de notas”.
Pressionar o botão.
Em seguida o menu de assistência será apresentado.
É possível adicionar o número, data e ações realizadas na assistência.
Supervisão da balança.
O separador Contadores dispõe dos seguintes campos:
Peso total | Peso total a que a balança já foi submetida |
Grande total | Somatório de todos os pesos totais |
Data da próxima calibração | |
Reset do peso total |
Informações gerais da empresa.
O separador Opções dispõe as seguintes funcionalidades:
Passagem por zeros entre pesagens: | Ativa/Desativa a passagem por zero para efetuar nova pesagem |
Pesagens só com estabilidade: | Ativa/Desativa pesagens só com estabilidade |
Definir e configurar o modo de operação desejado.
O ETVIS disponibiliza seis modos de operação diferentes, consoante a área e o tipo de negócio.
Selecionar o separador Modos;
Selecionar a caixa de diálogo e escolher o modo de operação pretendido;
Pesagem automática: Quando ativo realiza pesagens automáticas;
Variação do peso (divisões): Quando definido com o valor:
0 (zero): Depois de fazer um registo, o valor do peso tem de passar por zero para realizar novo registo;
Maior que 0 (zero): Para realizar a próxima pesagem, o valor do peso tem de ter uma variação corresponde ao valor introduzido;
Introdução de tara: Ao tocar em cima da caixa de texto do campo g, aparecem as opções:
Inativo: A introdução de tara fica inativa;
Teclado: Opção para introduzir a tara manualmente a partir do teclado virtual;
Tabela de taras: Opção que possibilita fazer a gestão das taras a partir de uma tabela posteriormente feita. Esta opção permite escolher apenas uma tara da tabela;
Grelha de taras: Opção que possibilita a gestão das taras a partir de uma grelha de taras. Esta opção permite escolher até 3 taras;
No modo de pesagem simples, é realizada apenas uma pesagem, onde os dados como peso bruto, tara e peso líquido podem ser impressos no respetivo talão de pesagem.
A pesagem simples pode ser realizada apenas com o produto ou incluir uma tara.
O menu de configuração do modo pesagem simples possui os seguintes campos:
É pesado apenas o produto, obtendo assim o seu peso líquido.
Colocar o artigo sobre a plataforma;
Peso do artigo visível no display;
Pressionar a tecla Imprimir;
Realizada a pesagem é impresso o respetivo talão de pesagem.
O artigo é pesado em conjunto com um recipiente ou um suporte, que é considerado a Tara do Artigo.
A tara do artigo deve ser descontada do valor do peso total (peso bruto), a fim de obter o peso real do artigo (peso líquido).
Colocar a tara (caixa vazia), sobre a plataforma.
Pressionar a tecla de Tara;
Visualiza-se o peso a zero no display e acendem-se os indicadores de Tara 🞂T🞀 e Peso Líquido Net. É ainda possível visualizar no display o valor da tara.
Colocar o artigo com a tara na plataforma. Ficará visível no display o peso Líquido do artigo;
Pressionar a tecla “Imprimir;
Realizada a pesagem é impresso o respetivo talão de pesagem;
Quando retirado o artigo da plataforma é removido o valor da tara.
O processo para realizar pesagens de diversos artigos que possuam taras com o mesmo valor, não é prático e pode consumir grande tempo do processo.
Para estes casos é possível “Fixar” um valor de tara que possa ser utilizado em todas as pesagens.
Colocar a tara sobre a plataforma;
Pressionar a tecla FIX;
Visualiza-se peso a zero no display e acendem-se os indicadores da FIX (tara fixa) e Net (peso líquido).
Colocar o artigo com a tara na plataforma. Ficará visível no display o peso líquido do artigo;
Pressionar a tecla “Imprimir” ;
Realizada a pesagem é impresso o respetivo talão de pesagem;
Introdução de tara: Ao tocar em cima da caixa de texto do campo g aparecem as opções:
- Inativo: A introdução de tara fica inativa;
- Teclado: Opção para introduzir a tara manualmente a partir do teclado virtual;
- Tabela de taras: Opção que possibilita fazer a gestão das taras a partir de uma tabela posteriormente feita. Esta opção permite escolher apenas uma tara da tabela;
- Grelha de taras: Opção que possibilita a gestão das taras a partir de uma grelha de taras. Esta opção permite escolher até 3 taras.
O modo “Controlo de níveis” pode funcionar em dois modos distintos
Partilhado: A ativação dos estados externos pode ser realizada em básculas diferentes, desde que configuradas no mesmo modo de operação.
Exclusivo: A ativação dos estados externos é realizada apenas por uma báscula.
Esta opção apresenta um conjunto de tabelas que permitem o funcionamento do modo.
As tabelas disponíveis são:
Esta opção permite configurar as entradas e também testar as saídas do dispositivo.
Para mais informações consultar o item “Entradas/Saídas” nas “Configurações Gerais”.
Configuração de até oito níveis diferentes para utilizar no modo de operação Controlo de níveis.
A descrição da opção Configurar níveis e a configuração dos níveis podem ser consultadas no item “Níveis” nas “Configurações Gerais”.
O painel de controlo possui as seguintes áreas:
NÍVEIS: O toque nesta área permite aceder à lista de níveis configurados e visualizar o nível selecionado.
BOTÃO START/STOP:
O botão START permite iniciar o modo de operação. Caso não possua um nível selecionado, o toque neste botão permite aceder à lista dos níveis.
Ao tocar no botão START o botão STOP fica habilitado;
O botão STOP permite parar o processo.
ESTADO DAS SAÍDAS: Visualização do estado das saídas consoante as configurações realizadas no nível selecionado;
INTERVALOS: Visualização do intervalo no qual o peso atual se encontra;
As operações a realizar serão as seguintes:
O modo totalizador descontínuo permite realizar pesagens cíclicas e automáticas em que será totalizado um valor final.
Consoante o valor de peso alvo, o número de ciclos irá aumentar ou diminuir. Quanto maior for o peso alvo definido, menor será o número de ciclos e vice-versa.
É possível configurar os seguintes campos:
Relé de carga: Selecionar a saída responsável pelo controlo do processo de cargas;
Relé de descarga: Selecionar a saída responsável pelo controlo do processo de descarga;
Relé de erros: Selecionar a saída responsável pelos erros;
Classe: Precisão da balança;
Nota: Quanto maior o nº de divisões, maior será a precisão de pesagem. Quando menor o nº de divisões, menor será a precisão de pesagem. O tipo de produto está diretamente relacionado com o nº de divisões a serem utilizadas. Caso o produto em questão necessite de maior precisão ao ser pesado, maior deve ser o nº de divisões.
Tempo de estabilidade: Tempo de estabilidade da carga antes do processo de descarga ser iniciado;
Valor máximo de carga: Valor máximo até ao qual o peso alvo pode ser definido (Valor em %);
Valor mínimo de descarga: Valor mínimo de carga em que o processo de descarga pode ser ativado (Valor em %);
Diferença para fim de carga: Valor do peso em que o processo de carga será desativado;
Totalizador principal: Valor total das pesagens.
O painel de controlo do modo de operação totalizador descontínuo possui as seguintes áreas:
PESO ALVO: Definir o peso alvo a ser atingido;
CICLOS: Definir número de ciclos pretendidos;
BOTÃO START: O botão START inicia ou continua o processo de pesagem;
BOTÃO PAUSE: É disponibilizado assim que o processo de pesagem seja iniciado, permitindo pausar o mesmo;
BOTÃO STOP : É disponibilizado quando o processo de pesagem é iniciado e permite parar o processo de pesagem;
CARGA: Visualização do peso na operação de carga;
DESCARGA : Visualização do peso na operação de descarga;
INFORMAÇÕES DO PROCESSO: Exibe informações e instruções relativas ao processo de pesagem em curso;
HISTÓRICO DE PESAGEM: Valor da pesagem anterior;
INDICADOR DE PESO ATUAL: Visualização do peso atual;
INDICADOR DE PESO: Informação relativa ao peso totalizado nos ciclos definidos.
O toque na área do peso atual permite visualizar o totalizador principal, que representa o peso totalizado em todos os processos já iniciados:
As operações a realizar serão as seguintes:
Pressionar a caixa de texto Peso Alvo para definir o seu peso alvo;
Pressionar a caixa de texto Ciclos para definir o número de ciclos de pesagem;
Para iniciar o processo de pesagem, toque no botão START;
Certifique-se de que não possui carga na sua plataforma de pesagem. Quando pressionado o botão START com carga na plataforma, aparecerá a seguinte informação:
Retirar a carga da plataforma e voltar a pressionar o botão START.
Processo de carga a iniciar de carga:
Processo de carga a ser finalizado:
Processo de descarga iniciado:
Processo de descarga a finalizar:
Os processos de carga e descarga decorrerão até todos ciclos estarem concluídos.
Se pressionado o botão STOP, para além de parar o processo, todas as pesagens já efetuadas serão apagadas.
O modo Pesagem de Camiões destina-se principalmente à pesagem de produtos transportados por veículos numa plataforma Pesa-Camiões.
O processo inclui, normalmente, duas pesagens: uma para obter o peso bruto, ou seja, o peso do veículo com o produto, e outra para obter a tara que será o peso do veículo vazio.
A Pesagem de Camiões pode funcionar em Modo Exclusivo ou Partilhado:
Partilhado: A primeira e segunda pesagem de um Veículo podem ser feitas em Básculas diferentes, desde que configurados no mesmo Modo de Operação.
Exclusivo: Cada veículo deve realizar a primeira e segunda pesagem na mesma Báscula.
É possível configurar os seguintes campos:
Veículo: Matrícula do veículo. Este campo está sempre ativo;
Entidade: Empresa, Cliente ou Fornecedor;
Motorista: Nome do motorista;
Artigo: Produto a ser pesado;
Pesagem de múltiplos artigos: Pesagem sucessiva de vários artigos;
Imprime talão:
Tipo de talão
Manter dados: Define a gestão dos dados (Matrícula, Entidade, Artigo, etc.), após a realização de uma pesagem.
Seleção de dados:
Dados externos: Inserir dados personalizados ao ticket de pesagem;
Tara de artigo:
Relé de início: Ativa relé quando é iniciada a 1ª pesagem;
Relé intermédio: Ativa relé quando é efetuada a 1ª pesagem;
Relé de fim: Ativa relé quando é finalizada a 2ª pesagem;
Múltiplos artigos: Pesagem de múltiplos artigos na mesma pesagem
O ETVIS dispõe de um conjunto de tabelas: Matrícula, Entidade, Motorista, Artigo, Cartões RFID, Dados Externos, Pesagens e Mapa de Pesagens, que serão abordadas mais à frente neste manual
A pesagem normal envolve duas pesagens, uma para o peso bruto e outra para a tara.
Acesso aos distintos elementos a incluir na pesagem.
Estes são:
Todos estes separadores apresentam uma interface similar, descrita nos itens a seguir.
Existe ainda um separador adicional chamado Pesagens que será descrito em detalhe no último item.
Neste campo é exibida a Matrícula, Entidade, Motorista ou Artigo que foi selecionado para ser utilizado na Pesagem e será visível no Ticket de Pesagem.
Disponibiliza uma lista dos últimos elementos utilizados de modo a permitir a seleção de um elemento de forma mais rápida e simples.
Se o elemento matrícula fizer parte de uma pesagem em curso visualizar-se-á a vermelho. Se for selecionada essa matrícula, serão carregados todos os dados da referida pesagem em curso.
Quando pressionado o botão é apresentada uma janela com os elementos disponíveis na tabela.
Remove o elemento previamente selecionado.
Atualiza a tara do veículo.
Neste separador temos disponíveis todos os dados para realizar a pesagem.
Do lado direito, está disponível a tecla ou botão para a realização da pesagem.
Quando efetuada uma pesagem, é possível a pré-visualização do talão e a impressão do mesmo.
As operações a realizar são as seguintes:
Se for registada a primeira pesagem, o processo fica pendente da realização da segunda pesagem. Este processo fica disponível na secção pesagens em curso, no menu principal.
Se for realizada a segunda pesagem, o processo é dado por concluído. Será emitido um talão (caso o equipamento esteja preparado para isso). Após finalizada a segunda pesagem, a matrícula ficará novamente disponível para iniciar um novo processo.
Uma matrícula nunca poderá ter mais do que um pesagem em curso.
O ETVIS permite o registo da tara de veículos juntamente com a matrícula, que pode ser posteriormente utilizada no processo de pesagem.. Isto permite que não seja necessário realizar em cada processo de pesagem o registo da tara, utilizando na sua vez o valor anteriormente programado.
A vantagem deste tipo de processo é a poupança do tempo despendido na pesagem da tara, tendo a desvantagem de ser possível que ocorram diferenças de peso relativamente altas entre a tara real e a tara pré-programada.
Nos casos em que os veículos transportem mais do que um tipo de produto, o peso líquido terá de ser apurado individualmente.
O procedimento é o seguinte:
A pesagem simples é muito similar à pesagem normal com a diferença de ser realizada apenas uma pesagem, e tem como propósito a determinação do peso do veículo num determinado momento.
É possível configurar os seguintes campos:
Veículo: Matrícula do veículo. Este campo está sempre ativo;
Entidade: Empresa, Cliente ou Fornecedor;
Motorista: Nome do motorista;
Artigo: Produto a ser pesado;
Imprime talão:
Manter dados: Define a gestão dos dados (Matrícula, Entidade, Artigo, etc.), após a realização de uma pesagem.
Seleção de dados:
Relé de fim: Ativa relé quando é finalizada a 2ª pesagem;
O modo Auto Serviço permite efetuar pesagens automáticas. As pesagens podem ser configuradas para serem efetuadas mediante pagamento ou não.
É possível configurar as seguintes opções:
Semáforo entrada: Selecionar a saída responsável pelo controlo do semáforo de entrada;
Semáforo de saída: Selecionar a saída responsável pelo controlo do semáforo de saída;
Barreira entrada: Selecionar a saída responsável pelo controlo da barreira de entrada;
Barreira saída: Selecionar a saída responsável pelo controlo da barreira de saída;
Com moedeiro: Ativar/Desativa a utilização do moedeiro;
Com cartões RFID: Ativar/Desativa a utilização dos cartões RFID;
Esconder valor do peso: Ativar/Desativa a visualização do peso. Se esta opção estiver ativa, as informações do peso só serão apresentadas quando o pagamento for efetuado.
Acesso às tabelas no modo auto serviço.
Configurado um moedeiro , esta opção permite definir os patamares de peso e os preços que serão utilizados no processo de pesagem.
Na janela Configurações moedeiro é possível configurar até 4 períodos.
Para cada período existem os campos:
Hora Inicio: | Hora de início do período |
Patamares (Kg) | Patamares de peso |
Preços | Preços para cada patamar |
Os dados podem ser agrupados por Datas, Matrículas, Entidades e Motoristas
Em cada separador de parametrização existem os filtros Matrículas, Entidades e Motoristas.
O mapa de pesagens no modo auto serviço dispõe de opções diferentes dos restantes:
Tipo de mapa: São disponibilizados quatro tipos de mapas diferentes:
Resumido: Os parâmetros matrículas, entidades e motoristas não serão impressos;
Exportar: Exportação do mapa de pesagem.
Quando pressionado o botão “Auto serviço”, é possível aceder ao painel de controlo
Visualização das instruções do processo de pesagem.
Visualização das instruções do processo de pesagem.
Botão | Descrição |
---|---|
Leitor de cartões RFID não está corretamente configurado | |
Leitor de cartões RFID bem configurado | |
Moedeiro está corretamente configurado | |
Moedeiro não está corretamente configurado | |
Impressora bem configurada | |
Impressora desligada ou sem cabo |
No modo Auto Serviço, o processo de pesagem é realizado de forma automática. O utilizador apenas terá de seguir as instruções.
O veículo deverá subir na plataforma de peso;
A primeira informação a ser visualizada pelo utilizador será a seguinte:
Enquanto o veículo estiver em movimento na plataforma de peso:
Quando o veículo estiver estabilizado na plataforma de peso o processo de pesagem será iniciado.
O utilizador deverá introduzir no moedeiro o valor a pagar ou apresentar o cartão para prosseguir;
Após introduzir a quantia correta ou apresentar um cartão válido:
Depois da impressão do talão:
O veículo deverá ser retirado da plataforma de peso.
O modo conta peças permite obter o número de peças com base numa amostra.
É possível configurar as seguintes opções:
Acesso conjunto de tabelas dos elementos de pesagem, para realizar a gestão de dados das mesmas.
As tabelas serão abordadas mais à frente neste manual.
Permite fazer a gestão dos artigos a serem pesados.
Artigo | Nome do produto |
Código de barra | Código de barras do produto |
Tara por defeito | Tara do artigo |
Unidades da amostra | Unidades de amostra do produto |
Peso da amostra | Peso das unidades de amostra do produto |
Os dados relativos a amostragem são as unidades de mostra”. Estes dados são utilizados posteriormente no processo de contagem de peças.
É possível associar uma tara pré-programada para ser utilizada no processo de pesagem. A tara deve ser descontada do valor do peso total (peso bruto), a fim de obter o peso real das peças (peso líquido).
Imprimir relatórios das pesagens efetuados num determinado período. Os dados podem ser agrupados por datas ou artigos.
Permite aceder ao painel de controlo do modo de operação. O painel de controlo possui as seguintes áreas:
Caso o artigo já exista na tabela “Artigos”, poderá fazer seleção do mesmo.
É possível a criação de novos artigos, edição de parâmetro, etc…
UNIDADES DA AMOSTRA O primeiro toque nesta área define o número unidades da amostra e o segundo define o peso da amostra;
INRODUÇÃO DA TARA Introduzir/adicionar uma tara de amostra;
NÚMERO DE PEÇAS: Visualização do número de peças contabilizadas.
As operações a realizar serão as seguintes:
Selecionar/Introduzir peso da amostra (Opcional);
Tocar no botão Iniciar amostragem;
Introduzir o número de unidades da amostra;
Colocar a amostra na balança;
Esperar pela estabilização da balança;
Tocar novamente o botão Iniciar amostragem para confirmar os dados de amostragem;
Colocar as peças que deseja na balança;
Para imprimir o talão de contagem, basta pressionar a tecla Imprimir .
A amostra é pesada num único recipiente ou suporte, que é considerado a tara.
Para realizar a contagem de peças num único recipiente deve:
Selecionar/Introduzir o artigo da amostra (Opcional);
Tocar no botão Iniciar amostragem;
Introduzir o número de unidades da amostra;
Colocar o recipiente com a amostra na balança;
Esperar a balança estabilizar;
Pressionar a tecla da Tara pré-programada ;
Tocar novamente o botão Iniciar amostragem para confirmar os dados de amostragem;
Manter o recipiente na balança e adicionar mais peças caso pretenda;
Para imprimir o talão de contagem, basta pressionar a tecla Imprimir.
A contagem das peças é feita utilizando vários recipientes/suportes, por exemplo caixas. O peso de cada recipiente é considerado um valor de tara. Deverá fornecer o valor de Tara de cada recipiente de forma a obter o peso real das peças.
Para realizar esse tipo de contagem, deve configurar a opção “Introdução da tara” nas configurações do modo com o valor “Grelha de taras”. Para mais informações consultar o item “Conta peças” em “Configurar do modo de operação” nos “Menus de configuração”.
Para realizar a contagem de peças em múltiplos recipientes deve:
Caso possua recipientes com pesos diferentes, na janela "Seleção de taras” é possível definir até quatro taras diferentes.
Selecionar a tara desejada na Tabela de taras (Opcional);
Especificar o número de recipientes que possui esse valor de tara;
Introduzir o valor da tara;
Deve clicar no botão Confirmar para guardar as alterações.
Tocar novamente o botão Iniciar amostragem para confirmar os dados de amostragem;
Manter o recipiente com a amostra na balança e adicionar os restantes recipientes com as peças;
Para imprimir o talão de contagem deve pressionar a tecla Imprimir.
As tabelas de matrículas, entidade, motoristas, artigos e pesagens
Dados dos veículos a serem pesados.
Os dados disponíveis são as entidades, os motoristas e os artigos que podem ser associados a uma matrícula, no entanto devem estar previamente inseridos nas respetivas tabelas.
Matrícula | Matrícula do veículo |
Entidade | Entidade ou empresa |
Motorista | Nome do motorista |
Artigo | Artigo ou produto |
Tara | Tara do veículo |
Empresa, cliente ou fornecedor com quem se realiza a transação dos produtos.
Entidade | Nº identificador e designação da entidade ou empresa |
Moradas alternativas | Ativa/Desativa as moradas |
Lista de alternativas | Permite criar, remover ou editar moradas alternativas |
Endereço | Morada da entidade ou empresa |
Código Postal | Código postal da entidade ou empresa |
Telefone | Contacto da entidade ou empresa |
Email da entidade ou empresa |
Identificação do condutor do veículo no processo de pesagem.
Motorista | Nº identificador |
Telefone | Contacto do motorista |
Data de validade da carta de condução |
Artigo ou Produto a ser pesado.
Artigo | Nome do artigo |
Tara por defeito | Tara do artigo |
Código de barras | Código de barras do artigo |
A introdução do código de barras permite que, através de um leitor de RFID ou scanner, seja possível a leitura do mesmo e seja automaticamente selecionado para a pesagem.
Criação de dados personalizáveis que serão impressos no ticket de pesagem.
A criação ou alteração de dados de pesagens já realizadas não é possível, a eliminação de pesagens é apenas possível manualmente.
O equipamento permite a utilização de cartões RFID para a identificação automática de alguns elementos da pesagem.
Esses elementos podem ser a matrícula, entidade ou motorista.
Cada cartão identifica apenas um elemento. No caso de identificar a matrícula, esta ficará associada à pesagem.
Nº interno | Nº interno do cartão RFID |
Código | Código do cartão RFID |
Tipo | Matrícula, Entidade, Motorista ou Artigo |
Correspondente | Selecionar elemento correspondente |
Os mapas de pesagens permitem gerar e imprimir relatórios das pesagens efetuadas num determinado período.
Os dados podem ser agrupados por datas, matrículas, entidades e motoristas
Em cada separador de parametrização existem os filtros matrículas, entidades, motoristas e artigos.
Exportar | Exportação do mapa de pesagem |
Resumido | Os parâmetros matrículas, entidades e motoristas não serão impressos |
Com artigos | Nome do artigo |