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MANUAL DE UTILIZADOR
ETPICK v1.1.5

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ETPICK é um software desenvolvido por:
SDILAB – Investigação e Desenvolvimento de Software, Lda.
www.sdilab.pt | geral@sdilab.pt
Data última revisão: 04/05/2021

Introdução

O ETPICK é uma nova aplicação da SDILAB que com as suas caraterísticas, funcionalidades e versatilidade agilizará o processo de gestão de inventários, através da leitura de artigos com códigos de barras.

O que é?

O ETPICK é uma aplicação desenvolvida para a plataforma Android e IOS que permite agilizar o processo de gestão de stocks.

Efetua o registo de compras, vendas, etiquetas e inventários através da leitura dos códigos de barras dos artigos, controlando simultaneamente o inventário, simplificando o cumprimento das obrigações fiscais impostas (envio do ficheiro de controlo de inventários).

Para quem é?

Dada a versatilidade do ETPICK, destina-se a múltiplos negócios, dependendo das necessidades e especificidades de cada área de negócio.

Como permite registar compras, vendas, etiquetas e gerar eletronicamente a informação relativa ao inventário de existências, agilizando a obrigação fiscal imposta pela AT é ideal para as áreas de negócio que trabalham essencialmente com prateleiras, tais como:

Onde está disponível?

O ETPICK está disponível para todos os utilizadores de Android e iOS na Google Play Store e na Apple Store respetivamente, uma vez que pode ser utilizada em modo standalone ou em conjunto com o ETPOS.

alt ETPICK na PlayStore
alt ETPICK na Apple Store

Idiomas

Principais benefícios

Principais funcionalidades

A aplicação

Requisitos mínimos

Para utilizar o ETPICK, considere os requisitos seguintes:

Instalação

Após instalação da aplicação ETPICK deverá aparecer um novo ícone no ambiente de trabalho do dispositivo móvel:

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Ao abrir a aplicação aparece o menu principal que permite o acesso às várias opções:

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Descrição da interface:

Para aceder, toque na opção pretendida:

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Sempre que for necessário voltar ao menu principal, tocar no botão Retroceder do próprio equipamento ou no ícone ETPICK existente no topo:
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Ao topo, na barra de notificação são visualizadas algumas informações sobre o estado da aplicação

Ícone Descrição do estado
alt O ETPICK não está conectado ao ETPOS (Offline)
alt O ETPICK está conectado com o ETPOS (Online)

Durante a utilização das opções na parte inferior aparecem várias opções:

Ícone Descrição
alt Adicionar
alt Pesquisar
alt Apagar
alt Importar (Clientes, fornecedores, artigos). Exportar (Vendas, compras, inventários, etiquetas)

Dependendo da operação em curso, podem aparecer ainda:

Ícone Descrição
alt Anular
alt Confirmar
alt Exportar informação um destino local
alt Exportar informação para uma aplicação disponível no equipamento

Caso se trate da introdução de dados, dependendo do tipo, aparece automaticamente o teclado adequado: numérico ou alfanumérico.

Definições

O primeiro passo para utilizar o ETPICK é configurar as Definições. O acesso às definições de configuração é realizado através do botão Configurar:
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Interface das definições de configuração
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As definições de configuração estão divididas em 5 áreas principais: Preferências, Exportação do ficheiro, Configuração CSV, Servidor e Informações.

Preferências

Opções Descrição
Opções de leitura Define a forma como são captados os códigos de barras. Opções: Câmara ou Leitor
Idioma Idioma da aplicação. Opções: Inglês, Espanhol, Francês e Português.
Restaurar Restaura todas as definições e dados da aplicação
Ocultar o botão Scan Oculta o botão Scan
Manter dados após exportação Não elimina após exportação os dados existentes na aplicação
Validar Código de barras ou código do artigo Se ativa, só aceita códigos de barras ou código do artigo existente na base de dados
Confirmar lote Se ativa, permite a inserção ou atualização do lote no momento da picagem
Confirmar número de série Se ativa, permite a inserção ou atualização do número de série no momento da picagem
Confirmar preço Se ativa, permite a inserção ou atualização do preço no momento da picagem
Confirmar localização Se ativa, permite a inserção ou atualização da localização no momento da picagem

Exportação do ficheiro

Opções Descrição
XML Se ativa exporta a informação em formato XML (opção predefinida)
CSV Se ativa exporta a informação em formato CSV
Inventário Exporta o inventário de existências no formato especificado pela AT (XML, opção disponível unicamente no idioma Português)
Contribuinte da empresa NIF da empresa (conforme configurado no ETPOS)

Configuração CSV

Opções Descrição
Importação Define os campos do artigo que devem ser importados através do ficheiro CSV e permite definir a ordem dos campos.Campos disponíveis:: Código do artigo; Designação do artigo; Código de barras; Unidade; Preço de compra; Preço de venda; IVA, Stock; Localização; Lote; Data de validade; Data de fabrico
Exportação Define os campos do artigo que devem ser exportados através do ficheiro CSV e a respetiva ordem (opção disponível unicamente com a opção de exportação CSV ativa).**Campos disponíveis:**Nº Cliente/Fornecedor/Armazém/Registo; Nome Cliente/Fornecedor; Código do artigo; Designação do artigo; Quantidade; Código de barras; Unidade; Preço de compra; Preço de venda; IVA; Stock; Lote; Data de validade; Data de fabrico; Número de série; Localização

Servidor

Opções Descrição
Autenticação ETPOS Conectado com o ETPOS, armazena o Endereço IP do ETPOS e código PIN

Informações

Opções Descrição
Versão Versão atual da aplicação ETPICK

Código de barras suportados

O ETPICK suporta os seguintes códigos:

Produto 1D Industrial 1D 2D
EAN-8 Código -128 QR Code
EAN-13 GS1-128

Identificadores de aplicação GS1 suportados (AI)

AI Significado
01 Código EAN da Unidade de Consumo / Código EAN da Unidade de Expedição
10 Número de lote
11 Data de produção (AAMMDD)
15 Data mínima de validade (AAMMDD)
17 Data máxima de validade (AAMMDD)
21 Número de serie
37 Quantidade (numero de unidades)
30 Contagem (Quantidade) variável
92 Código interno do artigo
93 Localização do artigo
8005 Preço por unidade

Funcionalidades

O ETPICK possui várias funcionalidades, entre elas, o registo de vendas, compras, inventários, etiquetas, assim como consultar os registos efetuados, as tabelas de artigos, clientes e fornecedores.

Registo de vendas

Registo de vendas, através da leitura de código de barras, com associação do cliente e os dados do artigo.

Adicionar

Para registar vendas, deve:

1️⃣Tocar em Registo de vendas;
2️⃣Tocar no botão Adicionar;
3️⃣Preencher e confirmar o campo Código cliente:

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4️⃣Preencher o campo Código, tocando no ícone de Código de barras e apontando o dispositivo para o código de barras existente no artigo:

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Também é possível preencher o código de barras através do teclado numérico.

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Após a leitura dos números de série, o respetivo campo é preenchido com os mesmos, bem como o campo quantidade que corresponde ao total de números de série lidos.

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O dispositivo fica preparado para o registo seguinte. Retrocedendo é possível visualizar os registos de vendas efetuados:

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Na introdução do registo, caso não tenham sido confirmados os dados, ao retroceder para a janela anterior, será apresentado a seguinte mensagem:
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Editar

Para editar um registo, deve:
1️⃣ Tocar de forma prolongada;
2️⃣ Introduzir as alterações pretendidas, nomeadamente a quantidade, preço de venda, localização, lote e número de série:

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3️⃣ Confirmar

Pesquisar

Para pesquisar vendas, deve:

1️⃣ Tocar em Pesquisar;
2️⃣ Preencher o campo Pesquisar:

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A pesquisa é dinâmica, introduzido o critério e a informação é exibida (independentemente do campo onde esteja contida). Caso o critério de pesquisa não corresponda ou não exista, o resultado ficará em branco.

Apagar

Para apagar vendas, deve:

1️⃣Selecionar a(s) venda(s) a apagar;
2️⃣Tocar em Apagar e confirmar:

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Exportar

A exportação das vendas gera um ficheiro com a designação “vendas.xml”, ou “vendas.csv”, dependendo do formato definido nas configurações. Para exportar vendas, deve:

1️⃣Tocar em Exportar;
2️⃣Escolher o destino pretendido para a exportação (a exportação pode ser local, ou para uma aplicação disponível no equipamento):

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3️⃣Escolher a pasta pretendida ou aplicação disponível e confirmar:

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É exportada a informação visível no ecrã no momento da exportação.

É possível conciliar a pesquisa de informação, só será exportada a informação correspondente ao critério introduzido.

Caso o ficheiro já exista, o utilizador é questionado sobre a substituição do mesmo:

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O utilizador é informado da exportação das vendas com sucesso:

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O utilizador é questionado se pretende apagar os registos na lista, caso tenha a configuração, “Manter dados após exportação” desativada.

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Registo de compras

Registo de compras, através da leitura de código de barras, com associação do fornecedor e os dados do artigo.

Adicionar

Para registar compras, deve:

1️⃣ Tocar em Registo de compras;
2️⃣ Tocar no botão Adicionar;
3️⃣ Preencher e confirmar o campo Código fornecedor:

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4️⃣ Apontar o dispositivo para o código de barras existente no artigo para ser preenchido o campo Código:

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Tocando no ícone do Código de barras pode ser digitalizado um novo código de barras ou usar o teclado numérico.

Após a leitura dos números de série o respetivo campo é preenchido, bem como o campo quantidade que corresponde ao total de números de série lidos.

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O dispositivo fica preparado para o registo seguinte. Retrocedendo é possível visualizar os registos de compras efetuados:

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Na introdução do registo, caso não tenham sido confirmados os dados, ao retroceder para a janela anterior, será apresentado a seguinte mensagem:
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Editar

Para editar um registo, deve:
1️⃣ Tocar de forma prolongada;
2️⃣Introduzir as alterações pretendidas, nomeadamente a quantidade, preço de compra, localização, lote e número de série:

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3️⃣ Confirmar

Pesquisar

Para pesquisar compras, deve:

1️⃣ Tocar em Pesquisar;
2️⃣ Preencher o campo Pesquisar:

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A pesquisa é dinâmica, introduzido o critério e a informação é exibida (independentemente do campo onde esteja contida). Caso o critério de pesquisa não corresponda ou não exista, o resultado ficará em branco.

Apagar

Para apagar compras, deve:
1️⃣ Selecionar a(s) compras(s) a apagar;
2️⃣ Tocar em Apagar e confirmar:

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Exportar

A exportação das compras gera um ficheiro com a designação “compras.xml”, ou “compras.csv”, dependendo do formato definido nas configurações.

Para exportar compras, deve:

1️⃣ Tocar em Exportar;
2️⃣ Escolher o destino pretendido para a exportação (a exportação pode ser local, ou para uma aplicação disponível no equipamento):

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3️⃣ Escolher a pasta pretendida ou aplicação disponível e confirmar:

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É exportada a informação visível no ecrã no momento da exportação.

É possível conciliar a pesquisa de informação, só será exportada a informação correspondente ao critério introduzido.

Caso o ficheiro já exista, o utilizador é questionado sobre a substituição do mesmo:

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O utilizador é informado da exportação das compras com sucesso:
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O utilizador é questionado se pretende apagar os registos na lista, caso tenha a configuração, “Manter dados após exportação” desativada.
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Registo de inventários

Registo de inventário, através da leitura de código de barras, com associação do armazém e os dados do artigo.

Adicionar

Para registar inventários, deve:

1️⃣ Tocar em Registo de inventários;
2️⃣ Tocar no botão Adicionar;
3️⃣ Preencher e confirmar o campo Armazém nº:

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4️⃣ Preencher o campo Código de Barras, tocando no ícone Código de Barras e apontando o dispositivo para o código de barras existente no artigo:

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Também é possível preencher o código de barras através do teclado numérico.

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Após a leitura dos números de série o respetivo campo é preenchido com os mesmos, bem como o campo quantidade que corresponde ao total de número de série lidos.

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O dispositivo fica preparado para o registo seguinte. Retrocedendo é possível visualizar os registos de inventário efetuados:
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Na introdução do registo, caso não tenham sido confirmados os dados, ao retroceder para a janela anterior, será apresentado a seguinte mensagem:

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Editar

Para editar um registo, deve:

1️⃣ Tocar de forma prolongada;
2️⃣ Introduzir as alterações pretendidas, nomeadamente a quantidade, preço de compra, localização, lote e número de série:

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3️⃣ Confirmar

Pesquisar

Para pesquisar inventários, deve:

1️⃣ Tocar em Pesquisar;
2️⃣ Preencher o campo Pesquisar:

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A pesquisa é dinâmica, introduzido o critério e a informação é exibida (independentemente do campo onde esteja contida). Caso o critério de pesquisa não corresponda ou não exista, o resultado ficará em branco.

Apagar

Para apagar inventários, deve:

1️⃣ Selecionar o(s) inventário(s) a apagar;
2️⃣ Tocar em Apagar e confirmar:

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Exportar

A exportação do inventário gera um ficheiro com a designação “inventáriosAT.xml” de acordo com o formato especificado pela AT ou “inventários.csv”, dependendo do formato definido nas configurações.

Para exportar o inventário, deve:
1️⃣ Tocar em Exportar;
2️⃣ Escolher o destino pretendido para a exportação (a exportação pode ser local, ou para uma aplicação disponível no equipamento):

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3️⃣ Escolher a pasta pretendida ou aplicação disponível e confirmar:

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É exportada a informação visível no ecrã no momento da exportação.

É possível conciliar a pesquisa de informação, só será exportada a informação correspondente ao critério introduzido.

Caso o ficheiro já exista, o utilizador é questionado sobre a substituição do mesmo:

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O utilizador é informado da exportação do inventário com sucesso:

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O utilizador é questionado se pretende apagar os registos na lista, caso tenha a configuração, “Manter dados após exportação” desativada.

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Registo de etiquetas

Registo de etiquetas, através da leitura de código de barras, com associação do registo e os dados do artigo.

Adicionar

Para registar etiquetas, deve:
1️⃣ Tocar em Registo de etiquetas;
2️⃣ Tocar no botão Adicionar;
3️⃣ Preencher e confirmar o campo Registo nº:

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4️⃣ Preencher o campo Código de Barras, tocando no ícone Código de Barras e apontando o dispositivo para o código de barras existente no artigo

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Também é possível preencher o código de barras através do teclado numérico.

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Após a leitura dos números de série o respetivo campo é preenchido com os mesmos, bem como o campo quantidade que corresponde ao total de números de série lidos.

alt

O dispositivo fica preparado para o registo seguinte. Retrocedendo é possível visualizar os registos de etiquetas efetuados:

alt

Na introdução do registo, caso não tenham sido confirmados os dados, ao retroceder para a janela anterior, será apresentado a seguinte mensagem:

alt

Editar

Para editar um registo, deve:
1️⃣ Tocar de forma prolongada;
2️⃣ Introduzir as alterações pretendidas, nomeadamente a quantidade, localização, lote e número de série:

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3️⃣ Confirmar

Pesquisar

Para pesquisar etiquetas, deve:
1️⃣ Tocar em Pesquisar;
2️⃣ Preencher o campo Pesquisar:

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A pesquisa é dinâmica através da introdução do critério de procura e a informação é exibida (independentemente do campo onde esteja contida). Caso o critério de pesquisa não tenha correspondências, não é apresentado nenhum resultado, ficando em branco.

Apagar

Para apagar etiquetas, deve:

1️⃣ Selecionar a(s) etiqueta(s) a apagar;
2️⃣ Tocar em Apagar e confirmar:

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Exportar

A exportação das etiquetas gera um ficheiro com a designação “etiquetas.xml”, ou “etiquetas.csv”, dependendo do formato definido nas configurações.

Para exportar etiquetas, deve:

1️⃣ Tocar em Exportar;
2️⃣ Escolher o destino pretendido para a exportação (a exportação pode ser local, ou para uma aplicação disponível no equipamento):

alt

3️⃣ Escolher a pasta pretendida ou aplicação disponível e confirmar:

alt

É exportada a informação visível no ecrã no momento da exportação.

É possível conciliar a pesquisa de informação, só será exportada a informação correspondente ao critério introduzido.

Caso o ficheiro já exista, o utilizador é questionado sobre a substituição do mesmo:

alt

O utilizador é informado da exportação das etiquetas com sucesso:
alt

O utilizador é questionado se pretende apagar os registos na lista, caso tenha a configuração, “Manter dados após exportação” desativada.

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Consultas de registos

Visualiza num só local e por categoria os registos efetuados em relação às Vendas, Compras, Inventários e Etiquetas:

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Toque na categoria pretendida para visualizar a informação correspondente.

Pode deslizar nas categorias até visualizar e aceder à categoria pretendida:

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Na parte inferior estão disponíveis as opções de Pesquisa, Apagar e Exportar, com o mesmo funcionamento abordado anteriormente:

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Em relação à exportação a opção predefinida é a da categoria ativa, contudo, para agilizar, podem ser escolhidas outras categorias:

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Também é possível editar os dados introduzidos em cada categoria, tocando de forma prolongada nos registos para introduzir as alterações.

Artigos

Regista os artigos.

Adicionar

Para adicionar artigos, deve:

1️⃣ Tocar em Artigos;
2️⃣ Tocar no botão Adicionar;
3️⃣ Preencher os campos:

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4️⃣ Confirmar

Selecionando o campo código e apontar o dispositivo para o código de barras GS1-128 são preenchidos automaticamente os campos dos artigos com os respetivos dados correspondentes.

Editar

Para editar um registo, deve:
1️⃣ Tocar de forma prolongada;
2️⃣ Introduzir as alterações:

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3️⃣ Confirmar.

Selecionando o campo código e apontar o dispositivo para o código de barras GS1-128 são preenchidos automaticamente os campos dos artigos com os respetivos dados correspondentes.

Pesquisar

A pesquisa de artigos pode ser efetuada através da câmara ou do leitor, variando desta forma o ícone apresentado, de acordo com a opção escolhida nas configurações para a captura de códigos de barras.

Para pesquisar, deve:

1️⃣ Tocar em Pesquisar;
2️⃣ Preencher o campo Pesquisar:

Modo de leitura através da Câmara Modo de leitura através de Leitor
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A pesquisa é dinâmica, introduzido o critério e a informação é exibida (independentemente do campo onde esteja contida). Caso o critério de pesquisa não corresponda ou não exista, o resultado ficará em branco.

Apagar

Para apagar artigos, deve:

1️⃣ Selecionar o(s) artigo(s) a apagar;
2️⃣ Tocar em Apagar e confirmar:

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Importar

Para importar artigos, deve:

1️⃣ Selecionar o tipo de ficheiro a importar, XML (SAFT-PT) ou CSV

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2️⃣ Confirmar;
3️⃣ Selecionar a origem:

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3️⃣ Selecionar o ficheiro;
4️⃣ Confirmar.

Clientes

Regista os clientes.

Adicionar

Para adicionar clientes, deve:

1️⃣ Tocar em Clientes;
2️⃣ Tocar no botão Adicionar;
3️⃣ Preencher os campos:

4️⃣ Confirmar.

Editar

Para editar um registo, deve:
1️⃣ Tocar de forma prolongada;
2️⃣ Introduzir as alterações:

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3️⃣ Confirmar

Pesquisar

Para pesquisar clientes, deve:

1️⃣ Tocar em Pesquisar;
2️⃣ Preencher o campo Pesquisar:

alt

A pesquisa é dinâmica, introduzido o critério e a informação é exibida (independentemente do campo onde esteja contida). Caso o critério de pesquisa não corresponda ou não exista, o resultado ficará em branco.

Apagar

Para apagar clientes, deve:

1️⃣ Selecionar o(s) cliente(s) a apagar;
2️⃣ Tocar em Apagar e confirmar:

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Importar

Para importar clientes provenientes do SAFT, deve:

1️⃣ Selecionar a opção(ões) desejadas:

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2️⃣ Confirmar
3️⃣ Selecionar a origem

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4️⃣ Selecionar o ficheiro do SAFT (formato XML);
5️⃣ Confirmar.

Fornecedores

Regista os fornecedores.

Adicionar

Para adicionar fornecedores, deve:

1️⃣ Tocar em Fornecedores;
2️⃣ Tocar no botão Adicionar;
3️⃣ Preencher os campos:

Editar

Para editar um registo, deve:

1️⃣ Tocar de forma prolongada;
2️⃣ Introduzir as alterações:

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3️⃣ Confirmar.

Pesquisar

Para pesquisar fornecedores, deve:

1️⃣ Tocar em Pesquisar;
2️⃣ Preencher o campo Pesquisar:

alt

A pesquisa é dinâmica, introduzido o critério e a informação é exibida (independentemente do campo onde esteja contida). Caso o critério de pesquisa não corresponda ou não exista, o resultado ficará em branco.

Apagar

Para apagar fornecedores, deve:

1️⃣ Selecionar o(s) cliente(s) a apagar;
2️⃣ Tocar em Apagar e confirmar:

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Importar

Para importar fornecedores provenientes do SAFT, deve:

1️⃣ Selecionar a opção(ões) desejadas:

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2️⃣ Confirmar
3️⃣ Selecionar a origem:
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4️⃣ Selecionar o ficheiro do SAFT (formato XML);
5️⃣ Confirmar.

Importação de dados do ETPOS para o ETPICK

A importação de dados do ETPOS para o ETPICK necessita da permissão do utilizador para atualizar a base dados existente no ETPICK.

Quando o operador acede no ETPOS ao menu Opções + ETPICK + Exportar dados, aparece no ETPICK a mensagem seguinte:

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Restaurar o ETPICK

É possível restaurar o ETPICK, repondo todas as definições e dados da aplicação.

O restauro é irreversível e implica a perda total da informação.

Para restaurar o ETPICK, deve:

1️⃣ Aceder ao botão Configurar:

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2️⃣ Escolher a opção Restaurar e confirmar:

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Configurar a comunicação com o ETPOS

Para estabelecer comunicação entre a aplicação móvel ETPICK e o ETPOS é necessário, para além de definir a rede local do equipamento POS na opção do menu Sistema + Configurar + Configurar rede, ativar as seguintes Opções:

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Configurar o ETPICK no ETPOS

A configuração é efetuada em Sistema + Outras configurações + Configurar ETPICK.

Configurar as operações permitidas Configura as operações permitidas a partir do ETPOS
Vendas
Compras
Etiquetas
Inventários
Configurar as tabelas Configura as tabelas que podem ser enviadas do ETPOS para o ETPICK.
Artigos
Clientes
Fornecedores
Configurar o dispositivo Configura o dispositivo ETPICK
Endereço IP: endereço IP do dispositivo que utilizará o serviço
Código PIN: código PIN para autenticação do dispositivo (igual ao definido no dispositivo. Tocando no campo, é possível visualizar as últimas configurações enviadas pelo dispositivo)

Utilizar o ETPICK

As opções de importação e exportação de dados entre o ETPOS e o ETPICK estão disponíveis em Opções + ETPICK.

Importar vendas

A opção Opções + ETPICK + Importar vendas permite importar os dados das vendas de um determinado Cliente, permitindo selecioná-lo a partir da Tabela de clientes

Caso não seja especificado nenhum Cliente serão importados os dados relativos ao primeiro Cliente definido no ETPICK.

Ao confirmar a operação de importação, caso não exista um documento de vendas previamente criado, é solicitado ao utilizador que crie um documento para o efeito.

Importar compras

A opção Opções + ETPICK + Importar compras permite importar os dados das compras de um determinado Fornecedor, permitindo selecioná-lo a partir da Tabela de fornecedores

Caso não seja especificado nenhum Fornecedor (tal como na imagem anterior) serão importados os dados relativos ao primeiro Fornecedor definido no ETPICK.

Ao confirmar a operação de importação, caso não exista um documento de compras previamente criado, é solicitado ao utilizador que crie um documento para o efeito.

Importar inventário

A opção Opções + ETPICK + Importar inventário permite importar os dados dos armazéns de um determinado Armazém.

Caso não seja especificado nenhum Armazém (tal como na imagem anterior) serão importados os dados relativos ao primeiro Armazém definido no ETPICK.

Ao confirmar a operação de importação, caso não exista um documento de inventário previamente criado, é solicitado ao utilizador que crie um documento para o efeito.

Após a importação do inventário com sucesso o stock dos artigos é atualizado automaticamente.

Importar etiquetas

A opção Opções + ETPICK + Importar etiquetas permite importar os dados das etiquetas de uma determinado Lista.

Caso não seja especificado nenhuma Lista (tal como na imagem anterior) serão importados os dados relativos à primeira Lista definida no ETPICK.

Após confirmar importação da lista, os artigos são colocados na conta e é aberta a janela de importação de etiquetas onde é pedido a confirmação da importação dos artigos da conta. Depois é necessário selecionar o tipo de etiqueta desejado e a respetiva quantidade.

Para qualquer um dos casos anteriores, após a importação dos dados com sucesso é perguntado ao utilizador se pretende apagar os dados no ETPICK.

Exportar dados

Envia os dados das tabelas do ETPOS para o ETPICK.

Acedendo a Opções + ETPICK + Exportar dados e tocando em Proceder, os dados das tabelas (de acordo com as configurações efetuadas) são enviados do ETPOS para o ETPICK.

Caso os dados não sejam enviados, será apresentada um aviso


Este documento foi elaborado de acordo com os elevados padrões de rigor da SDILAB. Contudo, se detetar alguma informação contraditória ou não encontrar uma informação da qual necessita, contacte-nos através de geral@sdilab.pt

Caso tenha alguma sugestão de melhoria ou nova funcionalidade para o ETPICK, use o mesmo endereço de e-mail e envie-nos as suas ideias.